11 94212.3627 radio@radiodesign.com.br

A lei de Moore tornou-se uma profecia auto realizada e nos forneceu a possibilidade de utilizarmos computadores que cabem em nossos bolsos por suas medidas e preços. Agora físicos como Michio Kaku e cientistas do mundo todo já apontam para os limites da exploração dessa lei nas próximas décadas.

Aparentemente a era do silício está próxima do fim  e isto pode ser algo muito positivo, tendo em vista que a capacidade de processamento de dados poderá tomar destinos ainda não mensuráveis. Começamos a vislumbrar o que em breve pode tornar-se uma nova realidade da computação, a chamada computação quântica.

Esta tecnologia baseia-se nos fundamentos da mecânica quântica e difere dos computadores tradicionais onde os bits de informações são sempre lidos como 0 e 1. Os Qubits (como são chamados os bits atômicos nestes computadores) tem a propriedade de ser ambos valores ao mesmo tempo.

No video abaixo da pra se ter uma ideia de como isto funciona:

Este vídeo tem a melhor explicação (para leigos) que encontrei na internet:

Voltando pra era dos computadores do tamanho de salas:

Michio Kaku:

Uma nova fronteira no processamento de informações terá início em breve. Como lidaremos com a realidade desses supercomputadores ainda é apenas especulação, mas vale a pena imaginar.

Descubra mais sobre Radio Design

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading