“No lugar certo, na hora certa” – assim poderíamos simplificar a ideia do Business Negotiation EXperience – em relação a oferecer uma jornada de sucesso ao longo de uma negociação.
Negociações invariavelmente envolvem emoções, sabendo disso, precisamos aproveita-las então para conseguirmos conduzir as coisas da melhor forma possível. De início recomendamos que se defina o cenário. O contexto nos permite entender a situação e prever algumas necessidades. Consideramos 3 distintos cenário, são eles:
Oportunidades: quando o time de diretores responsáveis, reconhece que tem uma oportunidade a sua frente que precisa ser aproveitada. No entanto, ainda não há consenso de como faze-lo. Pode ser a compra de um concorrente, uma captação de recursos, abertura de capital ou a divulgação de um novo investimento.
Projetos: quando já existe consenso sobre o que fazer, mas é necessário um olhar externo para os ajustes finais e, consequentemente, execução imediata.
Desafios: quando por conta de um acontecimento externo e/ou imprevisto, a gestão da empresa precisa recorrer a processos de disputa, para reverter, amenizar ou se defender.
Cada um dessas situações permitem diferentes posturas, cuidados e approachs. A partir de então, devemos começar a construir a estratégia de comunicação que será utilizada, prevendo o passo-a-passo e a elaboração dos documentos e mídias que servirão para conduzir a negociação. No contexto de criação de experiência envolvente, temos a nossa disposição os mesmo recursos de comunicação que qualquer departamento de marketing dispõe.
Abaixo uma tabela que classifica os formatos nas suas diferentes características. Cada um deles é mais apropriado do que o outro para certas ocasiões. O importante saber encaixar o conteúdo certo para a utilização na hora mais adequada.
Interatividade – é o quanto de interação entre os interlocutores, cada um desses formatos oferecem dentro da sua utilização.
Edição – facilidade e rapidez com que cada um desse formatos podem ter o seu conteúdo editado.
Custo de Produção – comparativo unitário de produção entre os diferentes formatos.
Compartilhamento – facilidade de compartilhamento do conteúdo, sem haja perda de informação ou desconfiguração do material.
Dinamismo – capacidade de dinâmismo oferecido pelo formato.
Versatilidade – facilidade que se consegue consumir o conteúdo do formato.