PODERES “CYBORG”
CIBORGUE (ou Cyborg) é um termo que define um ser dotado de partes orgânicas e cibernéticas, em tese, unindo o melhor do dois mundos para criar um terceiro benefício ainda maior. O termo foi concebido em 1960 por Manfred Clynes e Nathan S. Kline, para tangibilizar um conceito de homens-máquinas que pudessem viver no espaço.
A ideia do Ciborgue é a que parece fazer a melhor analogia a respeito da capacidade extra de execução de tarefas, com qualidade, que estamos ganhando com as novas ferramentas que tem Inteligência Artificial embedada. É verdade que grande parte delas ainda estão em beta, porém evoluindo cada vez mais rápido e ganhando novas aplicações. Algumas são mais intuitivas, outras tem recursos mais sofisticados e por ai segue. A variedade já e extensa e provavelmente nem todas serão um sucesso.
Maior eficiência em execução de tarefas repetitivas, melhor poder de decisão, processamento de dados muito mais rápido são apenas os benefícios primários desse nova onda de feramentas. Economia de tempo, ou em outras palavras, liberação de espaço mental para focar em outros objetivos mais desafiadores, possivelmente é o mais atrativos de todos.
Aqui vão alguns destaques:
1. ChatGPT – o mais badalado pelo momento. Tem inúmeras aplicações, funciona como um assistente, porque pode te ajudar a se aprofundar em pesquisas, desenvolver ideias, dar insights em conteúdos e muito mais. É verdade que vez ou outra pode vir uma informação equivocada, por isso vale sempre um double check. Mas assim como o Waze, que pode te levar para o endereço errado, vale pesquisar um pouco sobre os diversos prompts, para pode ir mais a fundo ainda no tipo de ajuda que ele pode oferecer.
2.DALL-E 2 – da mesma criadora do ChatGPT – OpenAI – é um criador de imagens com base em prompts. Basta entrar como uma descrição e ele gerará algumas variações da imagem descrita. É possível criar mockups de produtos, conceitos gráficos, logos e todo o tipo de ilustração. Após a geração da imagem inicial é possível ajusta-la depois em diferentes rodadas.
3. MidJourney – semelhante ao DALL-E 2 foi fundado pelo David holz e ao que tudo indica utiliza a mesma tecnologia do DALL-E. O acesso a ele é feito pelo Discord, portanto, é necessário que se crie um login lá antes.
4. Fireflies AI ou Airgram – se o ChatGPT pode ser o seu dupla para desenvolvimento de trabalhos, tanto o Fireflies como o Airgram podem ser o seu assistente de reunião. Essas ferramentas gravam e transcrevem suas reuniões, para que depois, consigamos fazer um fechamento conclusivo. Podemos criar tags sobre assuntos falados, facilitanto assim exergaros coisas que ainda não tinham sido percebidas. São “Notetaker” para uma “Intelligent Conversation”.
5. Murf AI – uma excelente ferramenta para converter textos em áudio. A depender do caso pode-se criar com ela, podcast ou mesmo locuções para vídeos. Essa geração de ferramenta que embeda funcionalidades AI, estão ao um passo a frente de outras que ainda não tem. As vozes são mais naturais, com dicção mais fluída e menos “sotaque”. Uma ferramenta bem versátil.
Nenhuma dessas ferramentas ameaçam qualquer talento. Pelo contrário, os talentos devem se servir delas, exatamente para que aumentar ainda mais suas capacidades de criação, produção e eficiência.
Caso já conheça essas ferramentas acima, experimente acessar o Futurepedia, o maior diretório de ferramentas de Inteligência Artificial.