11 94212.3627 radio@radiodesign.com.br

SAMSUNG ASSISTANCE TO MANKIND

Em 2016 pela sexta vez consecutiva, fomos chamados para integrar o time multidisciplinar que seria responsável por criar e executar o Samsung Latin Forum.

O Latin Forum, como próprio nome já diz, é a versão latina do evento onde a Samsung convida os principais clientes e redes de varejo que vendem seus produtos, para apresentar as tendências tecnológicas do ano e os principais lançamentos da companhia para a praça. O evento ocorre sempre próximo ao carnaval, como um desdobramento da CES que acontece semanas antes em Las Vegas.

Apenas para dar o contexto geral, no ano de 2016 o assunto que tomava conta nas rodinhas de tecnologia era o IoT – ou Internet of Things. Os smart devices estavam ganhando mais espaço dentro da nossa casa, os wearables já tinham alcançado altitude de vôo cruzeiro, a realidade virtual era um device doméstico novo e pagar pelo celular ainda era questionado.

Em janeiro, quando fomos chamados pela Cheil – agência oficial da Samsung no mundo – para a reunião da briefing, a lista de lançamento de produtos daquele ano ainda não estava totalmente definida. Suspeitávamos de alguns candidatos ilustres: o refrigerador T9000, smartwatch Gear2, a SUHDTv com tela curva e Quantum Dot, os oculus Gear VR e o Samsung Pay.

 

O desafio colocado era: “precisamos criar uma temática, com base nesse cenário de IoT, que através de uma experiência lúdica, leve e inovadora, transmita para os nossos convidados toda a tecnologia dos produtos da Samsung.”  Reunimos o time e pensamos em conjunto:

“É uma viagem, é um evento, o lugar é legal, todos os convidados se divertem. Exatamente pelo nível do encontro é que a estratégia precisa ser boa e a experiência marcante. Share of market, share of mind, share of wallet, chame como quiser ou chame de tudo. Mas a ocasião é de negócios acima de tudo.”

A solução proposta pela Radio era a de criar um personagem digital que pudesse interagir com a mestre de cerimônia do evento. Mas como então chamaria essa ou esse personagem? Teríamos que batiza-lo com um nome que não tivesse gênero. Criamos então a(o) SAM – Samsung Assistance to Mankind. Abaixo a animação de introdução do próprio personagem para a equipe da Cheil. A equipe toda da época aprovou o conceito na hora, e, então, partimos para o trabalho intenso da sexta edição do evento.

 

Ao final a SAM, virou o SAM, pois foi interpretada por um ator masculino. Foram 90 minutos de plenária, onde ele interagiu de forma brilhante com a Gisele Itiê, que foi a nossa mestre de cerimônia nesse dia.

Ficamos muito felizes quando vímos no último dia 08 de março, dia internacional das mulheres, uma matéria na Forbes Tech a respeito da comemoração virtual entre diversas influencer da atulidade. Adivinhem só quem estava lá? Ela mesmo, aquela personagem que nasceu anos atrás, que trazia contornos todos ainda pixelados, havia rapidamente crescido e virado uma influenciadora linda.

Parabéns pela festa, SAM!! Comemore com a suas amigas!

Foram convidadas personalidades virtuais como SAM, influenciadora digital da Samsung; Helô, avatar da Riachuelo, a Dai, avatar da marca Dailus, e pela Biobots, Satiko, avatar da Sabrina Sato; Deby Dry, avatar da atriz Deborah Secco; Tarcilla, avatar da Ticiane Pinheiro, Pink, da Boca Rosa; Luz, avatar da Luiza Possi; Nina Verso, avatar da Nina Silva, entre outras.

%d