ALÉM DA CVM
Com o objetivo de defender a transparência de informações, a integridade do mercado financeiro e os objetivos de investidores, a Comissão Imobiliárias de Valores exige a publicação de resultados pelas companhias abertas a cada 3 meses. Essa prática não é novidade e nem excesso de zêlo por parte da CVM, é meramente uma exigência mínima de prestação de contas de empresas para com seus acionistas e investidores. Balanço patrimonial, agenda de assembléias, demonstrações financeiras, resultados trimestrais compõem a lista de documentos exigidos.
Aqui na Radio no entanto, somos testemunhas com participação ativa, de uma mudança positiva nesse cenário. Os “calls” de RI das empresas tem ganhado um audiência casa vez maiores. Além dos analista de mercado, que formam a maioria da audiência, também estão presentes concorrentes diretos, funcionários, fornecedores, parceiros e demais stakeholders.
As empresas tem percebido que quanto mais elas abrirem as portas para expor seus planos, seus resultados e apresentarem suas visões, melhor será o engajamento dos stakeholders. Aquilo que se realizava apenas dentro de uma conferência telefônica, está dando lugar hoje para eventos híbridos – onde parte do C-Level estão presencialmente junto dos stakeholders, tendo a oportunidade de se conhecerem. Uma outra parte da audiência está assistindo através de streaming que também é um avanço perto dos “calls” anteriores. Um evento desse vai além do que exige a CVM, portanto não é uma obrigação, mas ele também proporciona uma experiência mais positiva para quem participa.
Um outro ponto importante que vale ser observado nesse cenário mais contemporâneo de responsabilidades do IRO – Investor Relation Office – e que independe da produção desses eventos híbridos, é a necessidade diária do acompanhamentos de praticamente todas as iniciativas de dentro das companhias. No fim do dia, o departamento de RI é responsável em ler o que acontece no mercado, no seu próprio setor e atualizar diariamente as estratégias e planejamento para a próxima publicação da empresa. O fechamento e consolidação dos números do período deveriam ser importantes para o polimento final da comunicação apenas, mas até por uma questão de organização e tempo, não podem ser o ponto focal para a construção do discurso de prestação de contas do período. Dessa forma, acaba ficando muito em cima e a urgência por vezes aumentam a vulnerabilidade nas informações apresentadas.
Em um mundo inteiramente conectado, a importância de um bom planejamento de RI é fundamental para as grandes corporações. Em Londres a atividade de RI é tão reconhecida que há 22 anos eles tem um prêmio específico para a categoria, algo como se fosse o Oscar do RI – o IR SOCIETY.
Peregrine Rivière – atual IRO da London Stpck Exchande – em entrevista a Clara Melia no podcast Enquire, observa que por vezes na audiência do seu call ou evento, os analistas presentes sejam grandes estudiosos do setor de forma geral, mas nem sempre compreendem do seu negócio em específico. Portanto, muitas vezes é preciso trazer esses detalhes para dentro das apresentações, porque é isso que faz a diferença na hora de avaliar. Peregrine foi eleito Best Innovation in Investor Relations pela IR SOCIETY.
Abaixo um rápido vídeo da última edição do prêmio.
Curtir isso:
Curtir Carregando...