o bom design é o design bom?

Produtos apple sempre me atraíram,

primeiro por se tratarem de produtos que possuem tecnologia de ponta, e em segundo por cativarem minha atenção (intencionalmente ou não) para a qualidade conferida ao design de seus produtos (enviesado pelo fato de eu ser um designer, talvez?) que me parecem torná-los atemporais.

Steve Jobs sempre teve como um de seus principais objetivos na criação da apple desenvolver produtos que oferecessem aos consumidores inovação e design de qualidade. Sei que isto foi uma premissa que só pode tornar-se possível graças a um time talentoso (e bem remunerado) de engenheiros e designers que se empenhavam em transformar as exigências de Jobs em realidade.

giphy-1

Além disso a notoriedade de seus produtos também esta relacionada a contratação na década de 90 do designer (estrelinha) britânico jonathan Ive que ao lado Danny Coster, um dos projetistas mais importantes a atuar na apple , desenvolveram produtos como iMac, iPhone , iPad e o resto é história…


“Penso que os bons designers devem ser sempre vanguardistas, sempre um passo à frente dos tempos. Devem – e têm – de questionar tudo o que geralmente é considerado óbvio. Devem ter intuição para a mudança de atitudes das pessoas. Para a realidade em que vivem, para os seus sonhos, os seus desejos, as suas preocupações, as suas necessidades, os seus hábitos de vida. Têm também de ser capazes de compreender realisticamente as oportunidades e fronteiras da tecnologia.”


Esta frase ai não é do Jony Ive não , e sim do designer alemão Dieter Rams.

braun-logo

Na Alemanha de 50 a empresa criada por Max Braun enfrentava problemas para continuar desenvolvendo seus utensílios e aparelhos domésticos, por conta da recessão causada pela Segunda guerra. Era necessário encontrar uma maneira de estimular o consumo novamente e uma das soluções que a Braun (empresa criada por Max, e depois comandada por seus filhos Artur e Erwin) encontrou foi sair em busca de profissionais talentosos em universidades de arquitetura, design e engenharia, para criação de novos produtos.

Certo, mas o que o design da apple tem a ver com uma empresa alemã do pós-guerra?

Foi em uma dessas buscas que acabaram por contratar Dieter Rams, um jovem arquiteto que agora se aventurava no mundo do design industrial e que rapidamente conferiu uma nova fase nos produtos da Braun, dando a eles a concretização daquilo que mais a frente se tonaria os seus “10 princípios do bom design.


Rams sempre foi um defensor do design essencial, seus produtos prezavam por clareza nas formas e cores e eliminação dos excessos com funções apenas decorativas.

Seus 10 princípios  não foram apenas incorporados aos produtos da Braun, mas anos depois Jony Ive, declarou a influência de Rams em suas criações (se bem que nem precisava declarar) algo que fica muito claro ao observamos algumas criações da apple e da Braun.

Acho que o motivo desses produtos me parecerem tão atemporais e bem resolvidos se deve a esta construção de projetos de design que simplificam mecanismo complexos a formas básicas da geometria, facilmente reconhecidas por nós (os humanos) por meio da relação com suas cores, formas e texturas. Hoje a aplicação destes princípios ultrapassam os limites dos produtos físicos e estão cada vez mais presentes em interfaces e produtos digitais.

Particularmente sou fascinado por estes princípios do bom design, mas me pergunto até que ponto a “simplificação” será bem-sucedida, uma vez que tornando-se regra, parece homogeneizar a maioria das criações que vemos por ai, será que o  bom design é o design bom para todas as aplicações?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: