11 94212.3627 radio@radiodesign.com.br

A INTERFACE CORPORATIVA COM O MERCADO

De maneira macro e simples poderíamos destacar 2 momentos recentes na história do mercado de capitais no Brasil que foram importantes. O primeiro deles no ano de 2000 quando foram unificadas todas a bolsas do país, passando a existir apenas a Bovespa e a BM&F. O segundo foi em 2008, quando essas duas uniram-se criando assim a BM&F Bovespa.

A partir dai a necessária atualização tecnológica começa a ganhar também um papel transformador no setor. Nos anos de 2005 e 2009 terminam os pregões viva-voz de Bovespa e BM&F, respectivamente. Os trades passam todos a serem feitos via plataforma, nesse momento, o mercado financeiro ganha um novo impulso.

O tema da educação financeira para pessoas físicas ganha foco. A Semana ENEF, iniciativa da CVM, tem maior demanda e apoio de entidades do setor.  Surgem as plataformas digitais de investimentos. Em 2017 Cetip e BM&F Bovespa se fundem criando, na época, a 5ª maior bolsa do mundo. As assessorias financeiras abrem cursos para seus clientes. O fenômeno da desbancarização, impulsionado principalmente pela XP Investimentos, ganha cada vez mais tração.

Independente das pancadas de chuvas e trovoadas que tiveram ao longo dessa transformação, o mercado de capitais brasileiro formou um outro horizonte, tanto estrutural quanto setorial – com novos segmentos atuando fortemente. A entrada de CPF na bolsa bate recordes atrás de recordes.

Com essas condições, as empresas que se utilizam de diferentes forma de financiamento, se viram diante de novas e melhores opções. Foi ai que os Departamentos de Relações com Investidores ganharam outra conotação dentro das organizações.

Atualmente em quatro oportunidades ao longo de 12 meses, os RI’s mais inovadores, vem liderando as publicações estratégicas das companhias. A explicação desse novo perfil é simples: não há a audiência mais influente ou preparada do que a dos eventos de RI.

No dia de ontem o Valor Econômico publicou a notícia de que o Carrefour pela sétima vez consecutiva, lidera o ranking ABRAS do varejo no Brasil. O Grupo todo tem méritos imensos, o departamento de RI inclusive.

Abaixo, um making of do Investor Day inovador realizado pelo Carrefour em 2019 onde, a Radio auxiliou o C-Leve na estratégia de comunicação para o grupo passar as mensagens para os analistas e investidores. A produção do evento foi brilhantemente executada pela V3A na Casa Bisutti.

 

%d blogueiros gostam disto: