11 94212.3627 radio@radiodesign.com.br

Em uma breve passagem do seu livro “O Perfume”, Patrick Suskind faz uma descrição explicando porque perfumes tem tanto poder: “o aroma é irmão da respiração, penetra nas pessoas, elas não podem escapar-lhe…”. Esse parentesco com a respiração, nos torna reféns. Não podemos ficar sem respirar, portanto, se há algum perfume no ar, não vamos deixar de senti-lo. Ao faze-lo, imediatamente, atribuímos a ele uma emoção que pode ser boa ou ruim. Temos a opção de respirar pela boca, mas pode ser tarde demais.

Pensando assim, a música poderia ser considerada no mínimo prima da audição. Também temos a opção de tampar os ouvidos, mas corremos o “risco” de sermos capturados antes pelo ritmo e/ou melodia.

Seja um perfume ou uma música, para criamos qualquer um deles é necessário conhecer cada nota olfativa, ou cada acorde. Nos dois casos são necessários dedicação para criar preparo: estudo, testes, experiência, erros e acertos. É preciso investir tempo. Mas não é só. Capricho também é fundamental. Parece que vai além um pouco da dedicação cartesiana. Adiciona um pouco de emoção, carinho e cuidado extra a essa construção. No mundo conectado, onde a língua oficial é o inglês – não em uma tradução literal – mas talvez o termo mais adequado seja: crafting.

A nossa adoração por música como forma de comunicação e expressão é bastante evidente. O nome Radio não denota apenas a idade dos sócios, mas muito mais essa nossa paixão. Recentemente, confirmando esse nosso viés, fizemos um post que questionava: o que seria da musica eletrônica hoje, se alguns artistas no passado não tivessem absorvido os novos equipamentos eletrônicos? Sugerimos até uma analogia em relação as novas ferramentas de inteligência artificial – como não absorve-las e utiliza-las? Além da inteligência artificial, a arte da música continua sendo um excelente exemplo para falarmos sobre crafting.

Músicas comunicam e, portanto, o passo inicial para começar a entender como elas podem ser compostas da melhor forma é ouvi-las! Muito. Repetidamente. Nunca será demais conhecer diferentes épocas, culturas, artistas, estilos, compositores, instrumentos, ritmos, melodias e assim por diante. Se comunicar através de música é um objetivo, a formação do crafting musical começa aqui.

Um documentário que evidencia bastante a importância de ouvir  é “The Art of Listening” disponível no YouTube. Nele diversos produtores, compositores e artistas reforçam que muito da criação está no processo de ouvir. O documentário inteiro é bom e vale assistir, destacamos porém uma passagem aos 38’17” onde  Gustavo Santaolalla, um compositor argentino, faz um solo de ronroco, uma de suas especialidades, e explica porque ouvir é importante.

 

Depois de ouvir e aprender, é hora de compor. Essa é a parte que gasta mais energia. Compositores famosos é o que mais temos ao longo das história, mas até para continuar na linha da música eletrônica, decidimos ilustrar o crafting da composição com o Fred again. Frederick Gibson é um produtor, instrumentista e dj de música eletrônica. Apesar das diversas parcerias de sucesso em diferentes hits, ele ganhou maior notoriedade em abril de 2020 depois do lançamento do seu primeiro álbum Actual Life. Fred criou composições utilizando videos curtos de YouTube e conversas de FaceTime, que após passarem por alguns sintetizadores, ganharam melodia e ritmo. O resultado lançou Fred para os postos mais altos das paradas musicais e tornou ele presença garantida nos melhores festivais de músicas. No vídeo abaixo uma comprovação real da capacidade de improvisação dele, batucando em bancadas e operando sua parafernália eletrônica no famoso Tiny Desk Concert – são apenas 26 minutos, não deixe de assistir.

 

Seja perfume, música, ou mesmo em comunicação, para que você se destaque é preciso ir além da dedicação. Na nossa atividade de consultoria de comunicação de negócio, estudar o negócio do cliente, as necessidades dele, entender o momento, ouvi-lo atentamente, estar a disposição, testar, errar aprender, tudo isso faz parte para oferecer um serviço diferenciado e melhor. Do engajamento com a causa, com o negócio e seus resultados é que vem o comprometimento. E para finalizar crafting não tem um para a música, outro para perfumes, é uma coisa só.

 

%d blogueiros gostam disto: