UM JEITO FÁCIL DE EXPLORAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Provavelmente você já viu algo sobre Inteligência Artificial, mas talvez não tenha vivenciado nenhuma experiência de forma explícita.

Tentando aproximar as pessoas e a inteligência artificial o Google lançou alguns experimentos como uma maneira fácil de explorar o machine learning e a Inteligência Artificial. Através de fotos, desenhos, palavras, sons entre outros o site A.I. Experiments disponibiliza, até o momento, nove experimentos para que você conheça um pouco mais sobre esse universo.

Usando uma webcam ou a câmera do celular, o Giorgio Cam usa o reconhecimento de imagem para rotular os objetos. Transforma esses rótulos em letras de uma música que ele mesmo cria naquele momento.

No jogo Quick Draw, construído com o machine learning, você desenha algo e o jogo tenta adivinhar seu desenho. As vezes ele erra, mas como os desenvolvedores dizem, quanto mais você jogar, maior é o aprendizado do jogo.

Com apenas áudios, sem descrições ou tags, o The Infinite Drum Machine, usando uma técnica chamada t-SNE, agrupa sons semelhantes e cria um espectro de áudios. Você pode navegar por esse mapa de áudios explorando seus grupos e até criar uma música com o sequenciador de bateria.

O Thing Translator é um exemplo simples, mas muito útil do machine learning. Ele permite o usuário tirar uma foto de algum objeto para ouvir como prenuncia-lo em outro idioma.

Também usando a técnica t-SNE, o Bird Sounds criou um mapa agrupando a enorme variedade de sons de pássaros. Sem descrições ou tags o computador os organizou os sons permitindo o usuário visualizar o mapa de semelhança.

Uma rede neural treinada com muitas melodias aprendeu conceitos musicais, construiu um mapa de notas e cronogramas sendo capaz de fazer música. Com A.I. Duet, o usuário toca algumas notas e a rede neural responde com uma melodia.

O Visualizing High-Dimensional Space é um experimento que mostra de forma simples como o machine learning funciona, mostrando dados de forma espacial, o high-dimensional.

What Neural Networks See é um experimento que mostra, através da sua câmera, como as redes neurais veem. O vídeo explicativo mostra bem seu funcionamento e vale conferir.

Também para entender as redes neurais, há o experimento Handwriting With a Neural Net. O usuário escreve qualquer coisa e a rede gera novos traços a partir da escrita. Assim usuário consegue visualizar como ela funciona enquanto está escrevendo.

No site também tem há o Chrome Experiments, Android Experiments e o Google Art & Culture Experiments, cheios de experimentos interessantes. Todos esses experimentos estão com os códigos de programação disponibilizados pelo próprio Google, então se você é programador e quer se aventurar no machine learning pode programar seu próprio experimento.

O A.I. Experiments nos mostra algumas aplicações da enorme capacidade do machine learning de forma simples e intrigante, nos aproximando dos avanços da tecnologia e das possibilidades para a inteligência artificial.

Publicado por Dan Martini

Designer na Radio Design. Agora também escrevendo para o blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: