O alphago é um software de inteligência artificial criado pelo Google. Baseando-se em movimentos bem sucedidos dos jogadores de GO ele estabelece parâmetros para que os computadores não necessitem analisar todas as possíveis variáveis a cada nova rodada do jogo.
Vale lembrar que a mais de 20 anos, a vitória do supercomputador da IBM deepblue sobre o jogador de xadrez Gary Kasparov já evidenciava esta complexa forma de aprendizado neural (machine learning), na qual computadores estavam aptos a interpretar e reinterpretar de maneira bruta quantidades enormes de cálculos que possibilitavam descartar, simular e mixar informações que lhe conferiam maior êxito e eficiência na escolha de suas jogadas.
Agora mais uma vez uma máquina vence o melhor jogador do mundo em um jogo muito mais complexo que o xadrez. O Go é um jogo de tabuleiro japonês que possui uma grade de 19×19 e um número limitado de peças fazendo com que o jogador necessite utilizar sua “criatividade” para gerar melhores estratégias.
O alphago se saiu muito bem, um dos resultados que pode ser obeservado é o de que muitos dos jogadores humanos estavam aprendendendo novas estratégias baseando-se nos movimentos e estratégias do computador. Para ver mais sobre este projeto acesse o blog dos desenvolvedores em: https://deepmind.com/blog/